Apesar de ser um dos processos mais eficientes para tratamento da água e trazer inúmeros benefícios para o consumidor, muitas pessoas ainda não conhecem a ozonização.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar como funciona o sistema de ozonização da água e como adotar essa prática na sua casa. Confira:
O que é ozônio?
Também conhecido como oxigênio ativo, o ozônio é um gás formado por três átomos de oxigênio, ou seja, de fórmula O3. Normalmente, é encontrado em altas camadas da atmosfera terrestre, formando a camada de ozônio.
No entanto, no século XIX, os cientistas europeus perceberam que, com suas propriedades oxidantes, o gás poderia ser utilizado no processo de desinfecção de água, seja para aplicação em indústrias, hospitais ou na rede pública de abastecimento.
Hoje, países como Alemanha, França, Holanda e Estados Unidos já utilizam essa técnica há cerca de 100 anos.
Benefícios da água ozonizada
A ozonização é um dos tratamentos mais benéficos para a água hoje em dia, pois elimina de forma eficaz:
– Impurezas;
– Fungos;
– Bactérias;
– E outros microorganismos.
Isso acontece porque o poder de oxidação do ozônio permite que haja até 3 mil vezes mais rápido do que outros tipos de desinfetantes, como o cloro.
Além disso, a ozonização também:
– Atua na purificação do sangue e na melhora da circulação sanguínea, já que elimina impurezas, permitindo que o sangue circule mais facilmente pelo corpo;
– É capaz de combater vírus em baixas concentrações;
– Ataca células tumorais, podendo contribuir para destruição de determinados tumores;
– Ajuda na oxigenação do organismo, considerando que retorna ao estado de oxigênio após finalizar seu trabalho de purificação.
Outra vantagem do uso do ozônio é que, ao contrário do cloro, não possui e nem produz nenhum tipo de substância química indesejada, o que beneficia o consumidor e o meio ambiente.
Como usar água ozonizada?
É possível aproveitar os benefícios da água com ozônio em diversas situações, como:
– Consumo (água potável);
– Lavagem de alimentos de origem vegetal;
– Limpeza de peixes, carnes de bovinos e aves;
– Irrigação de plantas;
– Bochecho para eliminação de mau hálito;
– Lavagem das mãos após mexer com alimentos.
Como funciona o sistema de ozonização da água?
Para fazer a ozonização da água, utiliza-se um gerador de ozônio ou ozonizador. O equipamento capta o ar oxigênio do ambiente e o leva até um reservatório, onde ocorre uma reação química que basicamente funciona como uma descarga elétrica silenciosa.
Essa descarga quebra as ligações das moléculas de O2, que se partem e reagem umas com as outras, formando O3. O ozônio é, então, diluído na água, onde irá produzir uma reação de oxidação e eliminar diversos compostos e microorganismos indesejáveis.
Esse processo pode acontecer em sistemas de grande escala, como por exemplo, estações de tratamento de água, mas também na sua própria casa, por meio dos purificadores com ozônio.
Conheça nossos produtos
Ficou interessado? Então, conheça os produtos da Softzon! Os purificadores com ozonizador da marca possuem certificação máxima do INMETRO e são capazes de reter 99% do cloro da água, eliminar germes e bactérias e trazer inúmeros benefícios para sua saúde, com o melhor custo-benefício do mercado.
Conheça a linha de ozonizadores e fale com nosso especialista para saber mais! E não esqueça de deixar seu contato para ter ainda mais informações sobre os produtos e serviços da Softzon.