A água alcalina tem ganhado destaque como uma forma de equilibrar o organismo e fortalecer o sistema imunológico. Cada vez mais, pais têm apostado na bebida como uma forma de garantir que seus filhos cresçam fortes e saudáveis.
Por isso, se você ainda não conhece a água alcalina, continue lendo nosso artigo! Vamos explicar para que ela serve e quais os benefícios de incluí-la na alimentação das crianças.
O que é água alcalina?
Assim como outras substâncias, a água pode ser classificada como ácida, neutra ou alcalina, dependendo do valor do seu pH. Essa categorização é feita com base em uma escala que vai do pH 0 ao 14, de forma que o valor 7 é considerado neutro, abaixo de 7 é ácido, e, acima de 7, alcalino.
Um refrigerante, por exemplo, é uma bebida ácida, com pH em torno de 2,5. Já a água alcalina é aquela que tem pH superior a 7.
Por que trocar a água comum pela alcalina?
Em geral, a água que consumimos hoje no Brasil não é a melhor opção para nossa saúde. Mesmo aquela tratada pelos órgãos competentes costuma apresentar pH ácido e diversas outras substâncias que facilitam o desenvolvimento de doenças, como:
– Cloro;
– Flúor;
– Micróbios;
– Produtos químicos.
E é aí que entra a importância de se trocar a água comum pela água alcalina. Além de ser filtrada de todas essas substâncias perigosas, ela ainda previne doenças e contribui com a qualidade de vida.
Benefícios da água alcalina para crianças
O sangue dos seres humanos é levemente alcalino e nosso corpo trabalha para manter esse nível de pH constante. Isso significa que sempre que você consome alimentos e bebidas ácidas, ricas em sódio, gorduras ou açúcares, seu corpo buscará compensar o sangue retirando minerais alcalinos dos ossos, o que pode causar problemas como osteoporose e artrose.
Além disso, a ingestão de ácidos contribui para outras doenças, como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.
Por isso, é fundamental incluir a água alcalina como parte da dieta das crianças. Mais do que manter o equilíbrio do organismo, ela garante hidratação profunda e reduz as chances de doenças no futuro, permitindo que a criança cresça saudável e com um sistema imunológico forte. E, ao beber água alcalina na infância, é muito mais fácil que elas levem o hábito para o resto da vida.
Como inserir água alcalina na alimentação das crianças?
O bebê em período de amamentação não precisa de água, pois o leite materno oferece todas as substâncias necessárias para sua saúde. No entanto, a partir do momento em que ele passa a consumir outros alimentos, já é possível introduzir a água alcalina em sua dieta.
– Crianças de 1 a 5 anos: recomenda-se a água com pH de 8 a 8,5 para eliminação de toxinas;
– De 5 a 12 anos: crianças nessa fase costumam ser bastante ativas, podendo beber água alcalina de pH entre 8,5 e 9 para manter a hidratação;
– De 12 a 18 anos: o pH da água pode ser entre 9,5 a 10, atuando no fortalecimento do sistema imunológico.
Como obter água alcalina?
Hoje, já existem sistemas que realizam a purificação e a alcalinização da água diretamente nas nossas residências.
É o caso dos produtos da Softzon, que possuem certificação máxima do INMETRO e são capazes de reter 99% do cloro da água, eliminar vírus e bactérias e aumentar o pH, proporcionando uma água alcalina em perfeito estado para sua saúde e bem-estar.
Ficou interessado? Então conheça nossa linha de purificadores e fale com nosso especialista para saber mais!