A água poluída é a água que apresenta alterações físicas como: cheiro, turbidez, cor ou sabor.
Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.
A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.
A água sem tratamento (mina, poço, rio, etc.) corre grande risco de contaminação por meio de lixo, lençol freático, fezes de animais etc., podem apresentar contaminação, seja por se localizarem nas proximidades de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição tornando-se praticamente impossível o seu consumo, pois ela pode conter agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus.
Enfim, a água contaminada ou poluída pode conter organismos patogênicos ou substâncias químicas que causam doenças ao homem. Sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica.
A água de rede pública (ou de torneira) que passa por dispositivos filtrantes para melhorar a sua qualidade. Normalmente ela é procedente de rios, represas ou lagos, em geral poluídos, que após tratamento com produtos químicos, torna-se adequadamente potável. É uma água própria para o consumo humano.
Essa água que vem do abastecimento por concessionária pública ou privada passa por um tratamento rigoroso, e somente depois, é distribuída para as residências, onde existem ligações domiciliares. Ela preenche todos os requisitos de natureza física, química e biológica, seguindo os padrões estabelecidos pela legislação nacional e internacional. que nos é oferecida por empresas de abastecimentos dos estados através de serviços pagos. Geralmente, recebem tratamento microbiológico com adição de cloro e flúor.
Uma das principais desvantagens e riscos são gerados no processo de distribuição da água, pois em sua grande maioria os encanamentos são antigos e enferrujados que muitas vezes apresentam infiltrações, com isso a possibilidade da presença de impurezas, excesso de areia, barro, e ferrugem são muito grandes.
Caso a pessoa não tenha em sua residência um sistema de tratamento ou purificação dessa água provavelmente irá consumi-la com estas partículas suspensas na água o que pode desencadear diversos problemas de saúde.
Outro agravante é o armazenamento que é feito através das caixas d’água (tanques de água) que normalmente não são higienizados no prazo recomendado que é a cada 6 meses.
Além disso muitas vezes a água fica exposta nas caixas d’água (tanques de armazenamento) por falta de tampa ou qualquer tipo de vedação, permitindo o acesso de insetos (grilos, baratas, formigas) ou até mesmo animais que são transmissores de doenças graves como pombos e até mesmo ratos.
A nossa linha de purificadores de água Softzon, consegue através do seu eficiente processo de purificação eliminar 99,99% destas bactérias, isso acontece porque no interior da cápsula de filtração (elemento filtrante ou refil) existem etapas específicas para cada tipo de descontaminação, duas destas são composta por CARVÃO ATIVADO IMPREGNADO COM PRATA COLOIDAL: O carvão ativado impregnado com prata reduz o cloro livre, turbidez e compostos orgânicos causadores do mal cheiro e sabor da água previamente tratada.
Em outra etapa o MAXCELL, com sua função bactericida remove amônia ecloraminas, regula o PH, remove metais pesados (chumbo, cromo, mercúrio, cádmio, prata, cobre, níquel, estanho, ferro e manganês).
As etapas de purificação da nossa linha de purificadores variam de 05 a 10 camadas garantindo uma água completamente descontaminada, livre de partículas sólidas, germes e bactérias.
Autor/Fonte: Clube Alcalino (EALF)